O gerenciamento de categorias é uma prática fundamental em um ponto de venda. Esse processo do sistema de armazenagem comporta a organização de forma correta dos seus produtos dentro da gôndola e também do espaço da loja.
Conheça abaixo 4 grandes categorias responsáveis por influenciar no aumento do ticket médio e do faturamento da loja:
1. Destino: abrange os produtos em que o cliente sai de casa destinado a comprar na sua loja. Numa Farmácia, por exemplo, a categoria de leites se destaca na sessão infantil, bem como a organização de produtos como bicos, mamadeiras e fraldas, por serem itens que uma mãe já sai destinada a comprar.
2. Ocasionais: são os produtos consumidos pelas pessoas em determinadas épocas do ano. Na farmácia, por exemplo, durante o período de férias ou verão é quando se vende muito protetor solar.
Por isso, nessa categoria, é fundamental uma posição de destaque do produto dentro da loja, com estoque elevado em períodos específicos e promoções.
3. Rotina: esta categoria abrange os produtos de consumo frequente pelas pessoas. Numa farmácia, são os produtos de higiene pessoal. Elas devem estar posicionadas em um local estratégico, próximo da entrada do estabelecimento e em um circuito que leve o cliente até o fundo da loja.
4. Conveniência: são os produtos que o cliente não planeja comprar quando sai de casa. Eles acabam por comprar esses produtos por impulso, o que gera um aumento no ticket médio e no faturamento da loja. Por isso, devem estar posicionados em pontos estratégicos, no circuito do cliente dentro da loja.
Entender o comportamento do consumidor e o que leva a sua tomada de decisão é fundamental para a organização estratégica das categorias. Esse estudo faz a loja aumentar o fluxo, o tráfego de clientes dentro da loja e o faturamento.
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